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RAMAL 3400

Consultoria de Análise de Dados e Geoprocessamento na área da Saúde

Nossos serviços neste produto possuem duas etapas, a saber: 1) amostragem e planejamento de experimentos para a coleta e armazenamento de dados; 2) análise de dados com gráficos, mapas e testes estatísticos. É possível nos contratar para fazermos a consultoria para cada uma das etapas, ou para as duas de forma subsequente, o que é mais recomendável. A consultoria estatística para a obtenção de dados (etapa #1) baseia-se nas técnicas de amostragem em que se quer selecionar indivíduos para a população de estudo, como se ilustra na figura, a seguir:

 

 

 

Para tanto, prestamos consultoria para aplicação de técnicas de amostragem e planejamento de experimentos com a utilização das seguintes ferramentas: a) amostragem aleatória simples, b) amostragem sistemática, c) amostragem estratificada, d) amostragem por conglomerados, e) amostragem não probabilística e f) determinação de tamanho amostral. A coleta de dados ocorre após a amostragem e o planejamento do experimento e prestamos consultoria para a definição de instrumentos a serem aplicados nos sujeitos de pesquisa durante o processo de obtenção de dados. O armazenamento de dados requer estrutura definida de banco de dados e para isso também oferecemos nossa consultoria especializada para indicação de programas adequados às necessidades do projeto. A consultoria para a análise de dados (etapa #2) ocorre após a obtenção dos dados. Existem duas abordagens que podem ser seguidas. A primeira é utilizando os dados de forma não espacial, isto é, sem fazer qualquer relação com o espaço, como mostra a figura a seguir, em que se mostram as frequências de intervenções obstétricas por categorias de parto:

 

 

 

A outra abordagem é por meio de uso explícito das coordenadas geográficas ou de qualquer outro tipo de atributo espacial para se trabalhar com os dados, como se é ilustrado a seguir:

 

 

 

Além dos gráficos e mapas, são elaborados testes de hipóteses e modelos estatísticos para correlacionar dados e variáveis de interesse, no sentido de encontrar padrões consistentes com a realidade. Esses serviços de consultoria podem ajudar sua empresa aplicar métodos de pesquisa científica para responder perguntas específicas e importantes para os negócios.